Sou Estudante

Estudante

Economia 4.0

Estudantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ao longo dos anos, a tecnologia tem evoluído drasticamente, proporcionando às empresas e aos colaboradores novas formas de trabalhar, com muito mais eficiência 

 

Agora estamos entrando em uma era chamada Economia 4.0, também denominada de Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial. Você provavelmente já deve ter lido a respeito dos investimentos em robótica, computação em nuvem e internet das coisas, não é?! O detalhe é que essa revolução vai muito além dessas questões, englobando diversas novas tecnologias e ferramentas. 

 

A principal característica de uma revolução industrial é a ocorrência de mudanças radicais e repentinas, geralmente iniciadas por meio da adoção de novas tecnologias. Atualmente estamos passando pela fase de transição para a 4ª Revolução Industrial, que se baseia na incorporação de novas tecnologias e nas frequentes inovações que transformam a rotina de empresas e pessoas. A expectativa é de que elas vão mudar completamente o mundo como o conhecemos hoje. 

 

A ideia de adotar o nome Indústria 4.0 vem do fato de estarmos passando pela 4ª Revolução Industrial. O termo define bem a tendência do desenvolvimento de fábricas inteligentes, que integram sistemas virtuais e físicos. 

 

Um dos maiores impactos que a Economia 4.0 vai causar, está na criação de novos modelos de negócios repercutindo no mundo corporativo e nas relações comerciais. Também não podemos deixar de citar o desenvolvimento de pesquisas e soluções voltadas para a segurança na Tecnologia da Informação, para a interação entre as máquinas e a confiabilidade do processo produtivo. 

 

O objetivo é um crescimento contínuo para que as empresas e os colaboradores se adaptem a esse novo modelo de indústria, visto que algumas demandas deixarão de existir, enquanto novas necessidades surgirão. 

 

As inovações têm aparecido constantemente tanto nos processos produtivos como na disponibilização de novos produtos. Os fluxos de trabalho no chão de fábrica têm sido completamente mudados, principalmente devido à automatização e à utilização de robôs. 

 

A tendência é que isso se desenvolva ainda mais com o passar dos anos e que os colaboradores, mesmo aqueles com funções mais operacionais, passem a exercem um papel mais de supervisão do trabalho dos equipamentos, deixando de atuar tão ativamente na produção. 

 

Como você pôde ver, a Indústria 4.0 vem trazendo tecnologias e mudanças nunca antes vistas, que vão transformar completamente a forma de trabalho que conhecemos atualmente. Multinacionais são bons exemplos para observação! 

 

Clique aqui e fique por dentro das nossas oportunidades! 

 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

Compartilhe esse artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.